top of page

O Yoga é uma filosofia milenar e se originou na Índia. Na sua tradição, o conhecimento do yoga era transmitido de mestre para discípulo sem que houvesse uma formação propriamente dita. Porém, nos dias atuais, essa informalidade levou o mercado a ficar saturado de profissionais não capacitados que, além de distorcerem o real significado do yoga, podem até mesmo gerar lesões em seus alunos.

Os cursos de formação, aprimoramento e pós graduação visam aprimorar todos os aspectos que fazem parte da tradição do yoga. Desde sua filosofia até sua prática, facilitando aos participantes a compreensão dos antigos textos e todo seu imenso conhecimento, ensinando também sob o ponto de vista da ciência moderna as formas adequadas de se praticar as técnicas do yoga de maneira que seus benefícios possam ser atingidos sem colocar em risco a saúde do próprio praticante em curso e de seus futuros alunos.

Nos últimos anos, muito se tem discutido sobre os benefícios e malefícios da prática de yoga e também sobre como deveria ser a licenciatura para os profissionais dessa área. Cada escola, fundação ou federação parece ter uma opinião diferente e sempre a seu favor para regulamentar todo o processo de formação profissional, metodologia de aula, etc.

É fundamental que exista bom senso e critério para que a tradição seja respeitada e uma técnica tão abrangente quanto essa não seja ministrada de maneira pouco adequada por pessoas não preparadas. Os cursos procuram criar possibilidades para que um praticante dedicado torne-se  apto a ensinar yoga se essa for a sua aspiração ou possa aprimorar sua técnica de forma ao mesmo tempo respeitosa às tradições de suas raízes e aliada às facilidades oferecidas pela ciência moderna.

A base de toda a técnica e didática dos cursos parte de um princípio bastante simples, porém muitas vezes renegado: Seja um bom praticante antes de querer ser um bom professor.

Durante a primeira metade dos cursos, os alunos terão a oportunidade de criar ou aprimorar sua prática pessoal e seu estudo sobre todos os fundamentos da tradição do yoga e sua metodologia científica. Será cobrado um avanço real e comprovado tanto pelos professores quanto pelos próprios alunos para que os últimos possam realmente validar tudo aquilo que forem usar como base para futuras aulas, pesquisas, palestras ou vivências como algo que faz parte de sua experiência pessoal.

Durante a metade final serão abordados estudos mais detalhados dos efeitos das práticas (muitos desses já percebidos na experiência pessoal de cada aluno), avanços específicos em termos de didática para os que se interessarem por essa área, pesquisa para aqueles que assim desejarem ou simplesmente aprimoramentos da própria prática e vivência do yoga como uma filosofia de vida.

A partir de desdobramentos desse método a ideia é fazer com que todos os alunos (tanto os que desejarem dar aulas de yoga, quanto os que quiserem usar o yoga em pesquisas para trabalhos científicos ou aqueles que simplesmente queiram aprofundar seu conhecimento) percebam a importância de seguir esse que é o primeiro passo, mas que tem sido constantemente esquecido em detrimento de interesses mal direcionados: Praticar antes de ensinar. Quando esses futuros professores e pesquisadores desenvolverem avanços reais em sua prática pessoal, ficará bem mais fácil para eles compreenderem tanto a antiga tradição do yoga, quanto a sua aplicação no mundo atual e no campo da pesquisa, da ciência, da filosofia, da saúde e assim por diante.

bottom of page